Irrigação de piquete

Pessoal, tenho uma pequena propriedade e pretentdo inciar na atividade de leite e gostaria de saber o quanto preciso de agua para irrigar 3ha de pasto, nesta área tenho plantado o mombaça e é um solo de alta sustentabilidade.

Imagino que precisaria de outras variáveis para se chegar numa resposta, mas nao sei quais outras informções seriam necessário. Sendo assim o que eu tiver de informção seria de muita valia.

 

Edson Alves

Crixas GO 

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Eu tambem concordo com o Deivison,

    tenho mombaça irrigado e tive dificuldades. Posso ajudar com algumas coisas.

  • Boa tarde, ótimo tema e muito excelente a explanação do Deivison, irá me ajudar muito no meu projeto, obrigado.

  • Olá Edson,

    Em primeiro lugar, antes de tomar a decisão de irrigar, você já deve estar muito bem adaptado à tecnologias como: 1. fazer análise de solo, recomendação de correção e adubação do solo, 2. escolha da forrageira mais adequada para as suas condições de clima e solo, 3. divisão de piquetes, 4. manejo rotacionado de pastagens (identificando a altura de entrada e saída em cada época do ano), etc. Digo isso porque o uso da irrigação altera completamente o seu sistema de produção (dinâmica de nutrientes, pragas, forrageira) e se você não dominar as tecnologias que descrevi acima, é grande a chance de insucesso. Para irrigar eficientemente o produtor e seu técnico consultor devem conhecer o solo (capacidade de armazenamento de água), clima (frequência e distribuição da chuva, temperatura máxima, mínima), o sistema (dimensionamento, manejo), etc. De forma geral, o primeiro passo seria entrar em contato com um técnico de sua região para que seja feito um diagnóstico da sua propriedade, isso auxilia a tomada de decisão e fornece dados para fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo, isso com seu auxílio e participação. Porque cabe a você identificar um objetivo e, junto com o técnico de sua confiança, elaborar um planejamento para descrever as etapas (metas) a serem cumpridas até o objetivo final. Não caia na armadilha do modismo, não saia comprando um conjunto moto-bomba de cara, como muita gente faz, esse é o último elemento a ser dimensionado em um sistema de irrigação! A irrigação é uma ótima ferramenta e que pode sim trazer muitos benefícios para seu sistema de produção, mas quando mal utilizada, também pode arruinar empreendimentos. Boa sorte!

This reply was deleted.