Compostagem de Carcaças de Grandes Animais

Embrapa realiza projeto pioneiro no país de compostagem de carcaças de grandes animais.As carcaças de grandes e médios ruminantes causam graves problemas ao meio ambiente. Dados zootécnicos apontam que o índice de mortalidade de bovinos pode atingir 3% do rebanho em condições normais. Em situações extremas, como raios, enchente, seca ou mudanças bruscas de temperatura, este índice pode subir de forma significativa. No último inverno, por exemplo, o Mato Grosso do Sul registrou a morte de cerca de três mil cabeças de gado devido ao frio.As carcaças destes animais se decompondo ao tempo facilitam a transmissão de doenças afetando outros animais e até mesmo o homem. Enterrar as carcaças também traz riscos. A decomposição dos animais gera chorume e o resultado pode ser a contaminação do lençol freático, rios e lagos.A compostagem é a proposta ambientalmente correta para o destino dos animais mortos. Trata-se de processo controlado de decomposição de animais. As carcaças são depositadas sobre matéria vegetal (folhas de árvores, galhos, restos de silagem, serragem, picados em tamanho máximo de 2 cm) e esterco seco.Os trabalhos de compostagem desenvolvidos fazem parte do Projeto de Gestão Ambiental da Embrapa. Os pesquisadores que estão à frente das ações foram capacitados na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na Embrapa Gado de Leite a compostagem é realizada no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença – RJ.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Ok Marcelo...obrigado! Bastante esclarecedora sua resposta.
  • Posto agora a foto da compostagem que está ao ar livre 2ª foto: Os experimentos acontecem na fazenda experimental da Embrapa Gado de Leite em Valença (CESM)

    Lembrom que esta carcaça deve ser bem coberta!
  • Posato duas fotos 1ª de uma compostagem "indoor":

  • Caro Luiz Carlos complementando sua pergunta para compostagem de uma carcaça de uma vaca, por exemplo, sempre calculamos indiretamente que deveremos ter uma "cama" que é o local onde será colocada a carcaça bem espessa para evitar que o chorume produzido chegue no solo, ainda devremos ter uma camada de cobertura proporcional ao tamanho do animal. e Isto é relativo. Temos que ter em mente que se houver excesso de material vegetal não tem problema o que poderia inviabilizar é se tentarmos montar uma pilha com excesso de material animal (nitrogênio).
  • Boa tarde Luiz Carlos, fico muito satisfeito com seu interesse.
    A relação carcaçaXmaterial vegetal é a relação Carbono(C)XNitrogênio(N) de um modo mais direto.
    Voce deve como toda compostagem garantir: Aeração, Temperatura, Umidade e a proporção CXN.
    A proporção CXN deve ser inicialmente de 30:1 e no final ficará em 20:1 ou 10:1.
    Para realização da compostagem estamos testando várias possibilidade: primeiro iniciamos com a técnica compostagem contida em local específico, repetindo a experiencia da Embrapa Suínos e Aves, que pode ser consultada em: http://www.cnpsa.embrapa.br/pnma/pdf_doc/4-Dora-compostagem.pdf
    Como trabalhamos com grandes animais (vacas) e buscando menos manipulação da carcaça estamos testando uma técnica preconizada pela Universidade de Cornell, que pode ser consultada em: http://compost.css.cornell.edu/naturalrenderingFS.pdf
    De 30_11 a 04_12 acontecerá um workshop conjunto da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Caprinos para definirmos as ações e ajustes de metodologias para compostagem de carcaças.
    Se tiver interesse em participar deve procurar a Embrapa Caprinos para ver como proceder sua inscrição.
  • Olá Marcelo, qual a relação volume da carcaça x volume de materia vegetal? O animal vai inteiro para compostagem ou é cortado em partes? Gostaria de saber mais detalhes do processo.
  • Obrigada pela informação Marcelo!!!
  • Bom dia letícia, pela legislação ambiental não é permitido queimar carcaças de animais mortos! Atualmente a proposta de compostagem é o que estamos sugerindo, e é o que está sendo utilizado inclusive em outros países.
  • Oi Marcelo! E sobre a prática de queimar as carcaças? Pode ser feito? Obrigada!
This reply was deleted.