iLPF e a sustentabilidade da pecuária

Pessoal,

Disponibilizo esta reportagem veiculada no Globo Rural, no último final de semana, sobre os trabalhos da Embrapa para tornar a pecuária mais sustentável. Uma das tecnologias que estamos desenvolvendo atualmente é a integração Lavoura-pecuária-floresta - iLPF. Esta tecnologia refere-se à integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área e também no tempo.

Os seus benefícios se estendem pelo plano econômico, social, produtivo e ambiental.

SEndo assim, quero ouvir a sua contribuição, sua experiência, suas críticas e também suas dúvidas.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/integracao-com-lavoura-e-floresta-e-o-caminho-da-pecuaria-sustentavel.html

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Exatamente.

    Uma coisa é preservar alguma árvores, que já estavam na área, para proporcionar sombra para o gado (bem estar animal). Outra é plantar árvores no espaçamento comercial e, assim, atingir dois objetivos: bem estar animal e diversificação da renda (extração e comércio de madeira ou lenha).

    Obrigado por compartilhar as informações e as fotografias!

  • Bom questionamento.

    Veja, creio que são situações que não se comparam. Uma coisa é aproveitar uma área onde existem árvores isoladas que já existiam. Neste caso, o seu aproveitamento econômico, provavelmente, não irá proporcionar aproveitar o maoir valor agragado do produto florestal, tendo em vista que estas árvores não foram manejadas com este objetivo, como você pode observar na imagem abaixo.

    312843040?profile=RESIZE_1024x1024

    No caso do plantio intencional de árvores, com é o caso da maioria dos sistemas onde se planta eucalipto em áreas de pastagens, o sistema já é condizudo prevendo-se o manejo das árvores para o aproveitamento do produto florestal, o que agrega valor à madeira (imagem abaixo).

    312844492?profile=RESIZE_1024x1024

  • Sim, muito interessante esta mudança no sombreamento. Obrigado por compartilhar.

    Minha dúvida inicial era sobre uma situação que observei no Mato Grosso - estive lotado em Sinop, de janeiro de 2012 a março de 2013. Verifiquei algumas fazendas de criação de gado, onde os proprietários deixavam algumas árvores isoladas na pastagem, ou pequenos grupos aqui e ali (5 a 10 árvores). Quando perguntei o que eles pretendiam com aquelas árvores, responderam que o gado precisava de sombra, durante algumas horas do dia. Então, o produtor não pensava na extração comercial de madeira, mas somente no bem estar animal. Daquilo que você explicou, em algum momento, algumas árvores terão que ser removidas do sistema, seja como madeira para indústria, seja como lenha. Mas talvez o retorno econômico desse desbaste seletivo seja menor do que o cultivo, por exemplo, de eucalipto em iLPF convencional para extração comercial de lenha e de madeira?

  • Somente para materializar o que disse, veja esta apresentação: são sequencias de imagens da mesma área em anos diferentes...observe como o sombreamento muda.

    São duas fazendas diferentes que acompanhamos. As fotos foram feitas por mim mesmo.

    PERSIO SANDIR DOLIVEIRA disse:

    Obrigado, Müller!

    sombra.pps

  • Obrigado, Müller!

  • Sim, a arborização de pastagens É uma forma de sistema silvipastoril. Este sistema está enquadrado no conceito de iLPF. Entretanto, é importante lembrar que as árvores crescem e com isso promovem sombra. Apesar de se saber que a sombra promove alguns benefícios para a qualidade da forragem (vários trabalhos realizados demonstram isso), o seu excesso é um fator limitante para o crescimento da gramínea. Sendo assim, o manejo das árvores, por meio de desramas e desbastes, se torna essencial para a sustentabilidade do pasto. Desta forma, uma vez que a remoção de árvores do sistema é uma ação quase que inevitável, creio que deve-se considerar o seu aproveitamento comercial.

  • Prezado Müller,

    A arborização de pastagens, de modo a fornecer sombra para o gado, SEM extração de madeira, poderia ser considerada um tipo especial de iLPF?

  • Obrigado, Cláudio e Muller.

  • Isso mesmo,

    O mais importante é manter a cultura do milho livre de matocompetição, como disse o Cláudio.

    Assim, dependendo da estratégia adotada e das espécies utilizadas, este controle será diferente.



  • Paulo M. O. Amaro disse:

    Boa Noite, estou com uma duvida quanto a dessecação, todo novo plantio de milho devo fazer dessecação? ou posso fazer gradagem?

    Paulo, a ILPF preconiza o Sistema Plantio Direto SPD após a sua implantação. Se você for plantar milho safrinha, em sucessão à soja, não é necessário dessecar. Caso seja plantio de milho safra, é necessário saber qual o tipo de vegetação você tem na entressafra. Se era leguminosa, como as crotalárias, não é necessário dessecar. Se era gramínea perene (capins), é necessário dessecar. O milho não deve emergir em uma lavoura com mato-competição. Caso seja do seu conhecimento, que se produziu um banco de sementes (no caso de capins na safrinha anterior), você deverá plantar um milho RR, pois será necessário aplicar um herbicida pós emergente. Se você está monitorando a fertilidade do solo, mediante amostragem e análise do solo da superfície de 0 a 20 cm da área e constatar pequena necessidade de calagem, você poderá fazê-la superficialmente, sem necessidade de gradear para incorporar. Caso haja grande necessidade de calagem, o melhor é incorporá-lo com a grade, antes do plantio, mas... Isso significa um vacilo ou descuido, que trará a má consequência de interromper o seu SPD e seus grandes benefícios para o seu solo. Espero ter respondido a sua pergunta.

This reply was deleted.